O marceneiro José Nilton Cardozo, de 65 anos, luta na Justiça para conseguir retirar o tumor gigante que tem no lado direito do rosto. A demora na realização da cirurgia se deu por falta de materiais adequados na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte. Agora a cirurgia deve ocorrer neste final de semana.

Resumo:

  • José tem um tumor intracraniano benigno que cobre metade do seu rosto;
  • Por causa disso, ele sente fortes dores e chegou a ficar surto do ouvido direto;
  • Em junho, a Justiça do RN determinou que o procedimento médico de embolização fosse realizado.

+ RN: homem com tumor gigante no rosto luta na Justiça para realizar cirurgia

José foi diagnosticado com tumor intracraniano chamado de ‘meningioma’. Apesar de ser benigno, ele cobre quase metade do rosto do marceneiro e provoca fortes dores, além de ter causado a surdez no ouvido direito.

A Justiça determinou, em junho, que a Sesap (Secretaria de Estado do RN) providencie de maneira urgente o procedimento médico pré-operatório de embolização do tumor intracraniano, fornecendo o material convencionalmente disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Na ocasião, a Sesap explicou que o procedimento do José é de responsabilidade do HUOL (Hospital Universitário Onofre Lopes) da UFRN (Universidade Federa do Rio Grande do Norte) por ser de alta complexidade. Por sua vez, o HUOL afirmou que recebeu os dados do paciente e deu início às aquisição dos materiais necessários para a cirurgia.

Em nota enviada à ISTOÉ, o HUOL UFRN informou que José foi submetido nesta quinta-feira, 10, ao procedimento de embolização, que é necessário para prepará-lo para a cirurgia e consiste na inserção de um cateter na artéria que irriga o tumor. No local, foram colocadas molas para coagulação e diminuição do fluxo sanguíneo, reduzindo assim as perdas de sangue e facilitando a remoção do tumor.

Ao portal, a Sesap confirmou que José deve ser submetido ao procedimento cirúrgico neste final de semana, que é considerado de alta complexidade, em um hospital especializado em tumor.