José Nilton Cardozo, de 65 anos, tem um tumor gigante no rosto e está lutando na Justiça para conseguir realizar uma cirurgia na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte. O homem aguarda na fila de regulação pelo procedimento desde março.

Resumo:

  • Homem foi diagnosticado com um tumor intracraniano benigno no lado direito do rosto, com crescimento descontrolado;
  • A Justiça do RN chegou a determinar que a Secretaria de Estado do RN providenciasse o procedimento médico;
  • O homem sofre fortes dores no rosto e teve surdez no ouvido direito.

A Justiça determinou, em junho, que a Sesap (Secretaria de Estado do RN) providencie de maneira urgente o procedimento médico pré-operatório de embolização do tumor intracraniano, fornecendo o material convencionalmente disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Na ocasião, a Sesap explicou que o procedimento do José é de responsabilidade do HUOL (Hospital Universitário Onofre Lopes) por ser de alta complexidade. Por sua vez, o HUOL afirmou que recebeu os dados do paciente e deu início às aquisição dos materiais necessários para a cirurgia.

José Nilton Cardozo foi diagnosticado com tumor intracraniano benigno no lado direito do rosto, com aumento descontrolado. Por conta disso, ele teve surdez no ouvido direito.

Em entrevista para a Inter TV Cabugi, afiliada da TV Globo, o homem relatou que sente muitas dores. “É uma coisa que não se explica. Para que tanto sofrimento assim? E às vezes eu penso que eu fui uma pessoa que só fez o bem”, completou.

Os familiares ajudam José como podem e se mostram indignados com a demora para a realização da cirurgia.

“Nos sentimos lesados, roubados dos nossos direitos básicos, mínimos, que é a saúde. O juiz, logo no início do processo, deu a liminar obrigando o estado a comprar o material, já que o HUOL dispõe de equipe e do ambiente hospitalar para atendimento. Só estava faltando material”, finalizou Mirnari Maria Cardoso, filha de José Nilton Cardoso.